728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    quarta-feira, setembro 21

    Pé no freio

    Um movimento mundial iniciado em 1986, na Itália, em oposição à cultura da pressa e à mania do fast food — daí a designação Slow Food — vem ganhando força por aqui também. "A proposta é executar as tarefas na velocidade certa: às vezes depressa, outras, lentamente", explica o canadense Carl Honoré, autor do livro que serve como um manifesto para os seguidores desse pensamento — In Praise of Slow: How a Worldwide Movement is Challenging the Cult of Speed (O Elogio do Slow: Como um Movimento Mundial Está Desafiando o Culto à Velocidade) —, lançado no exterior em 2004 e ainda sem edição traduzida para o português. "Em outras palavras, ser slow significa tomar o tempo em suas mãos, e não ser arrastada por ele", completa.

    Então, tá na hora de cravar o pé no freio. Não sabe como? A matéria da revista Corpo a Corpo explica. Lógico, roubei uns trechos para meus queridos leitores!

    Alimentação
    "Com a cultura da pressa, estamos perdendo o prazer de degustar a comida", diz Arnaldo Lorençato, crítico de gastronomia e adepto do Slow Food, que já tem ramificações em cem países e mais de 80 mil membros. A proposta: um retorno à tradição de selecionar os ingredientes, combiná-los e apreciá-los, de preferência entre pessoas queridas.

    Lazer
    O descanso é sagrado e geralmente desfrutado em contato com a natureza, longe da modernidade que gera o estresse. Dedicar-se a atividades que acalmam, como jardinagem, pintura ou caminhada, também é positivo. Entre a televisão e a leitura, os seguidores do Slow não hesitam em mergulhar num bom livro.

    Mente
    Cada vez mais gente está descobrindo a meditação como um instrumento para combater a tensão e devolver a paz interior. Quem pratica garante que, com o tempo, acaba realizando atividades corriqueiras, como escovar os dentes ou subir escadas, com prazer e consciência. Muda também a maneira de se enxergar e sentir as coisas em volta. Do tom de azul do céu ao cheiro da grama molhada, dizem, tudo fica intenso.

    Trabalho
    Há saídas para aplicar a filosofia Slow no escritório. "Quinze minutos fazendo nada já bastam, e não comprometem a produtividade de ninguém", aconselha a psicóloga Marilda Lippi (SP), do Centro Psicológico de Controle do Estresse. "Ao contrário, é nessas paradas que surgem as idéias mais criativas e soluções para os dilemas cotidianos e profissionais."

    Corpo
    Aderir a um exercício leve, como ioga, lian gong ou tai chi chuan, é fundamental para desacelerar. "Cada postura realizada é um instante para desenvolver a atenção e a concentração, aquietar a mente e ainda fortalecer o corpo. Com isso, aprimoramos a capacidade de fazer uma coisa de cada vez, sem antecipar o estresse por conta daquilo que só vai acontecer daqui a pouco", ensina a terapeuta Márcia De Lucca (SP), do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (Ciyma).
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Pé no freio Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top