728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    segunda-feira, abril 23

    Múltipla escolha

    Está tudo bem e, de repente, a pessoa literalmente apaga. Cai no chão desmaiada. A revista Viva Saúde deste mês listou AS PRINCIPAIS RAZÕES PARA O DESMAIO.

     ARRITMIA CARDÍACA: o coração fica sem funcionar um tempinho ou funciona de forma errada, diminuindo o fluxo sangüíneo e reduzindo a freqüência cardíaca. Como a quantidade de oxigênio levada ao cérebro pelo sangue é baixa, ocorre a síncope. A diferença em relação aos outros desmaios é que este não vem acompanhado por sinais típicos como suor frio, palidez, visão escurecida, tonturas, náuseas... A pessoa não sente nada, simplesmente desaba no chão.

     QUEDA DE PRESSÃO: quando isso ocorre, é porque a quantidade de fluxo sangüíneo foi reduzida. A pessoa desmaia, porque o sangue não tem força suficiente para irrigar o cérebro.

     HIPOGLICEMIA: a queda dos níveis de glicose é um problema associado aos diabéticos que dependem de insulina (o hormônio responsável pela regulação da glicemia - a taxa de glicose no sangue). O cérebro é muito sensível à falta de glicose - uma situação bastante comum em portadores de diabetes. Em casos de hipoglicemia, o diabético começa a suar frio, fica meio atrapalhado e confuso e, na maioria das vezes, nem chega a desmaiar. Ao sentir o mal-estar, os endocrinologistas recomendam tomar um suco de laranja ou um copo de leite para estabilizar o nível de glicose.

     SÍNCOPE VASO-VAGAL: caracterizada pela perda de consciência e de tônus postural. É um descontrole do sistema nervoso autônomo diante de um choque emocional, um ferimento, uma cólica muito forte, a presença de labirintite e até em situações em que a pessoa permanece de pé por muito tempo. Qualquer uma destas situações desencadeia uma resposta que faz subir a freqüência cardíaca. Para contrabalançar, o organismo age de modo contrário. Só que esta reação é muito violenta e provoca uma queda brusca da pressão arterial, da freqüência cardíaca ou de ambas. Daí acontece o desmaio. Somente as pessoas que sofrem com a síncope vaso-vagal constantemente precisam ser analisadas pelo médico.

     ALCALOSE RESPIRATÓRIA: é uma situação mais comum entre mulheres e está associada a fobias e pânico. Quando alguém entra em contato com a causa de um determinado medo (por exemplo, animais, ambientes escuros ou fechados, lugares muito altos), há um descontrole da respiração. Com isso, o organismo perde muito gás carbônico e o sangue fica mais alcalino, o que pode levar a tonturas e, até mesmo, ao desmaio. Neste tipo de desmaio, a vítima chega até a cair, mas não perde a consciência totalmente: lembra de tudo o que aconteceu ou foi dito, enquanto esteve desmaiada. Recomenda-se às pessoas mais suscetíveis a esse desmaio a prática de ioga, tai chi chuan ou meditação - atividades que ajudam a lidar com as emoções negativas e ainda melhoram a respiração.

     PANCADAS NA CABEÇA: um traumatismo craniano, seguido de perda de consciência, é um evento grave e requer cuidados médicos imediatos para verificar se houve alguma lesão cerebral.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Múltipla escolha Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top