728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    segunda-feira, julho 7

    Visagismo

    A grande novidade no trabalho são os cursinhos de três horas aos sábados. Como diria alguém que conheço, a idéia é boa, mas a execução é sofrível. Enfim... A nova série começou no último fim de semana. O curso de visagismo abriu esta temporada. Por definição, a palavra que dá título a este post é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

    Óbvio que num lugar onde se deturpa até termos jornalísticos, tipo suíte, não é o visagismo que será respeitado. A instrutora, nascida em Ipanema e criada no Leblon, onde mora até hoje e de onde não sai 'nem a pau, Juvenal', aos domingos, segundo depoimento da mesma, proferiu um bla-bla-blá sobre comportamento no ambiente profissional, como a própria prefere denominar.

    Algumas dicas e orientações eram perfeitas para aplicação no século passado. Postura moderna, nem pensar. Mas poderia ter sido pior. Pelo menos ficou combinado que a roupa apropriada para o trabalho era a esporte, que calça jeans poooooooode (bem, desde que tenha tão boa qualidade como a CK que ela comprara há quase 30 anos), batom, só "cor de boca" e que maquiagem discreta é obrigação para as mulheres tanto quanto a barba bem feita é para os homens.

    Outras regrinhas básicas ensinadas pela titia: unhas, preferencialmente, com esmalte branco; cabelos sempre presos ou curtinhos; desodorante, só os sem-perfume, pelamordideus; nada de sentar de pernas cruzadas; nem de andar arrastando os pés ou, muito menos, com as costas curvadas. Também falou sobre o tom de voz, que não deve ser alto demais (será um problema para algumas pessoas na empresa...) e, tampouco, baixinho.

    Fez questão de dizer que trabalha para bancar férias nas ilhas gregas ou em Paris, e, como reza a cartilha parisiense de moda comportamental criada talvez na Idade Média, bioimpedância é regrada pela tabela francesa, sim: mulheres não podem pesar, jamèr, mais do que o 'depois da vírgula' da altura — ou seja, que mede 1,58m deve pesar, no máximo, 58kg e, preferencialmente, dez quilos a menos que o indicado; para os homens é permitido número igual à referência, sendo, para 1,74m, no máximo 74kg.

    Causaram estranheza algumas orientações, como "vocês devem tomar banho SEMPRE antes de vir para o trabalho", ou ainda, "se quiser chorar por causa do trabalho, se tranca no banheiro".

    Basicamente...
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Visagismo Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top