728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    quarta-feira, abril 8

    Zzzzzzz...

    A sonolência diurna excessiva é o sintoma mais comum dos distúrbios do sono, afetando cerca de 20% da população adulta. Pessoas com sonolência diurna apresentam um maior risco de acidentes de trabalho e com veículos motorizados, além de desfrutar de uma pior qualidade de vida.

    As causas mais comuns de sonolência diurna são a privação do sono, síndrome da apnéia obstrutiva do sono e as medicações sedativas.

    - Sono execessivo de origem central: narcolepsia (0,02 até 0.18% da população), narcolepsia idiopática (10% dos pacientes com suspeita de narcolepsia) e a síndrome Kleine-Levin.

    - Sono excessivo secundário: distúrbios do sono como a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (roncos, apnéia e sonolência diurna) e síndrome das pernas inquietas.

    - Privação do sono (comum em adolescentes).

    - Doenças médicas:traumatismo cerebral, derrame cerebral, câncer, encefalites e doenças neurodegenerativas.

    - Doenças psiquiátricas:depressão.

    -Efeitos de medicamentos: agentes bloqueadores alpha-adrenérgicos (para tratar a tosse), anticonvulsivantes (como a hidantoína), antidepressivos (inibidores de mao, antidepressivos trcíclicos e inibidores seletivos da recaptação da serotonina), agentes antidiarreicos, agentes antieméticos (para evitar vômitos),antihistamínicos (antialérgicos),antiespasmoódicos, antiparkinsonianos (para tratar doença de Parkinson) e antipsicóticos (para tratar esquizofrenia, por exemplo).


    Fonte: Am Fam Physician (2009)
    ****
    Eu acrescentaria:

    - Feijoada
    - Lasanha
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Zzzzzzz... Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top