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    terça-feira, junho 2

    Distimia

    Sabe aquela pessoa intratável pela manhã? Saca aquele mau humor que se estende pelo resto do dia? Se não for em consequência de algum fato que está incomodando, alguma preocupação reincidente ou um problema de difícil solução, prepare-se: você pode estar doente!

    Mau humor sem explicação plausível é doença, sim. Principalmente o matinal. Chama-se distimia. E tem tratamento. Psicológico. Mas você pode dar uma forcinha para espantá-lo com a ajuda do remédio natural chamado alimentação.

    Seguem alguns itens que não podem ficar de fora do seu cardápio se você anda irritadiço (a) ou dasanimadinho (a) demais...

    Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

    Banana: Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.

    Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.

    Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega-3(gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração.

    Mel: Estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

    Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.

    Uva: A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim . Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético.

    Jabuticaba: É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.

    Ovos: As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.
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    Item Reviewed: Distimia Rating: 5 Reviewed By: Débora Thomé
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