728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    sexta-feira, janeiro 8

    CaCO3

    Quando pequena, queria ser dentista. Sonho esquisito para uma criança, não? A maioria se aterroriza com o barulhinho do motor, principal ferramenta de trabalho desse profissional da súde - trauma que muitos, muitos mesmo levam para a vida adulta, infelizmente.

    Até hoje não tenho certeza de onde veio essa ideia. Talvez, do filho de uma vizinha lá de Venda das Pedras, onde morei até os 3 anos. Não lembro da cara dele; mas tenho a vaga lembrança de que o achava bonito... e ele estudava Odontologia. Porque eu nunca tive muito contato com dentistas nesses meus quase 40 anos de vida.

    Fora um ano e meio de aparelho, acho que posso contar nos dedos das mãos quantas vezes sentei numa cadeira de consultório dentário. Só tive uma única cárie em minha boquinha linda. Tão pequena que o dentista riu de mim; perguntou como é que eu a tinha visto! As outras vezes foi para rotina de limpeza e polimento e uma ou outra revisão, que eu sempre fui encanada com esses troços de saúde.

    Pois bem... começo 2010 com um orçamento (polpudo, diga-se de passagem!) de tratamento dentário nas mãos.

    Será meu primeiro tratamento de canal!

    Não, não foi cárie. Só tive uma, já disse. Trata-se de uma necrose ortodôntica.

    Explico: meu dente deve ter necrosado na época em que usava aparelho. Mas, como a necrose dentária pode acontecer beeeeeem devagar, como disse a dentista, só há pouco tempo que eu tenho notado a diferença. Porque eu notei. Eu e a dentista... foi a primeira coisa que ela falou quando eu abri a boca (literalmente). E olha que eu já tinha perguntado para um monte de gente (que me conhece bem) se notavam qualquer diferença de coloração na porra do dente.

    Enfim, é uma ação estética, mas também preventiva. O que pode acontecer se eu deixar para lá? Um belo dia, posso acordar com a boca mega inchada e uma puta dor de dente no caso da meleca da necrose resolver agudizar...

    Vou sentar a bunda na cadeira da dentista, abirir a boca e aturar o barulhinho do motor (que é bem parecido com o motor dos tatuadores; esse sim, conheço bem melhor...hehehe).
    ****
    Para quem não sabe, CaCO3 é a fórmula química de um mineral chamado cálcio, muito importante para a formação da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: CaCO3 Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top