728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    sexta-feira, março 12

    É censura?

    Reuters para jornalistas: nada de "furos" no Twitter

    A agência Reuters apresentou a seus jornalistas, na última quarta-feira, sua política oficial para o uso do Twitter, facebook e outras redes sociais. Em linhas gerais, há duas instruções principais: não expor preconceito online e não vazar no microblog histórias ainda não distribuídas.

    As instruções deixam claro que mesmo se tratando de notícias que surgem primeiro no Twitter - especialmente em desastres -, os jornalistas da Reuters devem primeiro escrevê-las no serviço enviado aos clientes, e não na rede social.

    De acordo com o site Mashable, especializado em redes sociais, os jornalistas da Reuters não devem emitir opiniões, especialmente em temas políticos, e devem ter contas separadas para as atividades pessoal e profissional.

    "A política como um todo é uma leitura fascinante e expõe que a Reuters, como organização de mídia, está encorajando seus empregados a usarem as redes sociais, mas também que se deu conta de que o comportamento online de sua equipe é um risco, um sentimento expresso no comentário de que estas ferramentas, se mal usadas, 'ameaçam nossa reputação duramente conquistada'", acrescenta o site.

    O comunicado é mais um exemplo das transformações que as redes sociais vêm impondo ao jornalismo. Tornou-se uma prática que jornalistas tenham perfis principalmente no Twitter, nos quais comentam detalhes de matérias. Nesta quarta-feira, Jon Klein, presidente da rede de notícias CNN, disse que Facebook, Twitter e outros serviços são o maior desafio da atualidade para que os canais continuem mantendo seu público.

    Redação Terra
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: É censura? Rating: 5 Reviewed By: Débora Thomé
    Scroll to Top