728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    terça-feira, junho 8

    Senta e chora

    Amanhã é dia de deprimir sério. É que será a primeira vez que entrarei no Metrô do Rio depois de conhecer os primos ricos de Londres e Paris - embora fontes fidedígnas afirmem que o de Santiago é que é o bicho, no melhor sentido.

    Cheguei em Londres avisada que ficaria confusa no Tube. São várias linhas, cada uma com uma cor, e ainda tem as divisões por zonas. Na primeira vez em que vi o mapinha quase tive um treco, acostumada com a pobreza daqui do Rio. Aquilo parecia um cu de gato, se é que vocês me entendem. Mas depois que se respira fundo, a gente pega a parada rapidinho.

    É impressionante a quantidade de carros. E eles nem são tão grandes assim. A limpeza das estações, a organização, a manutenção, as informações precisas e a pontualidade britânica. As pessoas também são educadíssimas. Chocante como muita gente prefere ficar de pé, mesmo que tenha cadeira vaga. E isso, na hora do rush! Lá, não rola atropelo para entrar nos vagões. Espera-se que as pessoas saiam para depois entrar. :-O

    Outras regrinhas primeiromundistas, que também foram vistas em Paris, foi aquela de ficar à direita na escala rolante, para que os apressados tenham por onde passar. Correria, só nos corredores de acesso às plataformas, porque eu acho que todo mundo sabe os horários dos trens e se apressam para não perdê-los. E tem o famoso e gentil Mind the gap! Show!

    Em Paris, além do Tube, estão conectados os trens regionais, o tal do RER e ainda aproveitam para juntar nos troçotudo o TGV (que um amigo insiste em dizer que é transvaginal) e afins - aqueles que vão para qualquer lado da Europa, noite e dia, dia e noite. O mapa é mais colorido, tem mais linhas emaranhadas e requer um pouquinho mais de sagacidade para "se achar". Resumindo: uh-lalá!

    Nos dois, o mais banaca é que o trem aparece MESMO no horário anunciado. E rola aquele quatro minutos, dois minutos, um minuto... Igual a ponto de ônibus. Isso mesmo, ônibus. Mas aí o leque aumenta para Edimburgo, Firenze, Pisa e até Roma, onde a zona é organizadinha.

    Ai, ai, que saudade...
    ****
    Sabe o que me deixa muito puta?! Esses malandros todos que estão no poder aqui neste país tropical, que conhecem esses sistemas todos e nem copiam na cara de tamanco!
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Senta e chora Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top