728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    terça-feira, julho 13

    Ecobags...

    ... você já tem a sua?

    Pois apresse-se!

    A partir de sexta-feira, o uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias ficará restrito no Rio de Janeiro, com a entrada em vigor da Lei nº 5.502 de 2009. Os parlamentares da Assembleia Legislativa do estado tinham aprovado o adiamento para janeiro de 2011, mas o Diário Oficial do estado publicou hoje (13) o veto do governador Sérgio Cabral.

    Também na sexta-feira, fiscais da Secretaria do Ambiente vão a supermercados e lojas para garantir a aplicação da lei. O órgão informou, no entanto, que inicialmente eles realizarão ações educativas e não está prevista a aplicação de multa (por enquanto), que pode chegar a R$ 20 mil.

    De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Aylton Fornari, os mercados darão desconto de três centavos em cada cinco itens para quem não quiser levar a sacola. O comércio popular também terá de observar a lei.

    Em quase um ano da campanha Saco É um Saco, do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Ambiente do estado, foram recolhidos mais de 600 milhões de sacolas plásticas no Rio de Janeiro. A campanha será intensificada, para esclarecer a população sobre os prejuízos que o plástico causa ao meio ambiente, já que a decomposição do material leva até 500 anos.

    Melhor o povão acostumar rápido. Lembro do tempo em que as compras eram carregadas em sacos de papel. Mais ainda: nas velhas bolsas de ráfia, tipo feira mesmo.

    Na Europa, em alguns lugares que visitei, paga-se pela sacola de plástico nos supermercados. Tem lugar que uma sacolinha custa sessenta centavos de euro!

    Com informações da Agência Brasil
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Ecobags... Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top