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    sexta-feira, julho 22

    Ah, o inverno...

    É sintomático: a temperatura baixa um cadinho e já bate aquela vontade de comer alguma coisa. Geralmente, acabamos apelando justamente para o que deveríamos evitar. O Instituto Gourmet Natural dos Estados Unidos alerta que devemos prestar atenção a algumas fissuras, pois elas podem ser um sinal de que falta algum nutriente importante para o bom funcionamento do organismo. Principalmente porque atacamos sempre alimentos que são viciantes e que não tem substâncias essenciais para o nosso corpo.

    Açúcar, farinha branca, chocolate, café e álcool são os alimentos mais viciantes. A abstinência é séria. Costuma trazer sintomas desagradáveis como dor de cabeça, depressão e ansiedade - só uma mordida é capaz de aliviá-los. Os primeiros dias de desintoxicação são os piores, mas aos poucos o corpo para de pedir para beliscar a todo momento.

    Para metabolizar o açúcar refinado, o organismo usa nutrientes vindos de outras fontes. Perdemos vitamina B, cálcio, fósforo e ferro de nossa própria reserva para digeri-lo. Com isso, o corpo acaba dando o sinal de fome para tentar adquirir os nutrientes perdidos.

    Para diminuir a fissura por alimentos viciantes, existem algumas substituições mais nutritivas. Identifique a sua fissura e cure-se!

    -Açúcar refinado (bolo, bolachas, guloseimas, sorvete): podem ser substituídos por grãos integrais, abóbora, maçã, frutas cozidas, carnes, alimentos salgados, laticínios, banana congelada, sobremesas adoçadas com malte de cevada, entre outros.

    -Álcool: troque por carboidratos complexos, vegetais, milho, vegetais folhosos amargos, missô, molho de soja, proteína animal, cerveja sem álcool e suco de frutas.

    -Café: vegetais, salada, carne vermelha, açúcar, grãos integrais, alimentos salgados.

    -Sal: algas, vegetais adocicados, carne, molho de soja, ervas e especiarias.

    -Laticínios: vegetais verdes, grãos integrais, feijão, peixe, frutas, tofu e leite de amêndoas.

    -Gorduras: feijão, peixe, frango, ovo, frutas e vegetais.

    Com informações do Terra Saúde
     
    ***
    E eu, que tenho fissura por carboidratos, como faço? PQP!
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    Item Reviewed: Ah, o inverno... Rating: 5 Reviewed By: Débora Thomé
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