Os jornalistas do Rio aprovaram, em assembléia que reuniu 90 profissionais no auditório do Sindicato, a proposta formulada pelas comissões de negociação de patrões e trabalhadores para o acordo salarial de 2005. Todos os profissionais de emissoras de rádio e TV devem receber, já na folha de maio, 5,87% de reajuste, incluindo a diferença dos meses de fevereiro, março e abril, que não pode ser parcelada. Para um alívio temporário no bolso dos jornalistas, todos terão abono de 40% do salário. Na TV Globo, que inclui a Globonews, será de 50%. O abono pode ser pago em uma ou em três vezes e obedece a alguns limites salariais. Veja todos esses detalhes no nosso site www.jornalistas.org.br e fique atento aos seus direitos.
Se a empresa onde você trabalha der uma de joão-sem-braço e deixar de cumprir qualquer cláusula, entre em contato conosco. O Sindicato está iniciando uma campanha intensa de valorização da profissão junto às redações, assessorias, sites noticiosos, publicações segmentadas, prefeitura, governo estadual, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, DRT, INSS e Receita Federal. As irregularidades trabalhistas chegaram a níveis alarmantes no Rio e contamos com sua ajuda para reagir na defesa da dignidade do nosso jornalismo.
A luta pelo aumento real dos salários está agora nas mãos dos profissionais de jornais e revistas, que decidiram ontem ir a dissídio coletivo caso os patrões não ofereçam, até o dia 20, proposta menos indecorosa do que a atual (5% de reajuste com 15% de abono limitado a R$ 1.050). Nossa reivindicação é de um reajuste de 5,86% imediatamente, mais 3% de aumento, que poderiam ser divididos em três de 1%, e um abono de 30%. Dinheiro eles têm. Basta ver o grande aumento de faturamento com publicidade verificado em 2004.
A assembléia também aprovou, por unanimidade, entrar com pedido de dissídio coletivo contra o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, o sindicato patronal das TVs a cabo, que não reconhece os jornalistas como jornalistas, ou seja, até hoje não negocia a convenção coletiva com o nosso Sindicato.
As decisões foram tomadas por 90 jornalistas, que lotaram, como há muitos anos não se via, o auditório do Sindicato. Faltou cadeira. Mais até do que a conquista de um acordo bem melhor do que as propostas iniciais dos patrões, a campanha deste ano se destacou pela aparente tomada de consciência por parte dos jornalistas cariocas. As assembléias estiveram cheias. Sem união e mobilização, não há caminho para melhorar as condições de trabalho nas redações e a qualidade de vida dos jornalistas.
A assembléia foi encerrada com a festa de lançamento da nova logomarca do Sindicato, que está completando 70 anos de idade. A festa varou a madrugada. A logomarca foi criada pelo Hippertt, do jornal O Dia. Você pode conhecê-la agora no www.jornalistas.org.br
E atenção, jornalista de jornais ou revistas: a hora é agora. Foi significativa a presença dos profissionais da mídia impressa na assembléia de ontem, mas precisamos de mais mobilização. Debata o assunto com seus colegas, mobilize sua redação e venha lotar nosso auditório na assembléia que será convocada assim que tivermos uma resposta dos patrões.
Fortaleça seu sindicato. Não fique só. Fique sócio!
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
Se a empresa onde você trabalha der uma de joão-sem-braço e deixar de cumprir qualquer cláusula, entre em contato conosco. O Sindicato está iniciando uma campanha intensa de valorização da profissão junto às redações, assessorias, sites noticiosos, publicações segmentadas, prefeitura, governo estadual, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, DRT, INSS e Receita Federal. As irregularidades trabalhistas chegaram a níveis alarmantes no Rio e contamos com sua ajuda para reagir na defesa da dignidade do nosso jornalismo.
A luta pelo aumento real dos salários está agora nas mãos dos profissionais de jornais e revistas, que decidiram ontem ir a dissídio coletivo caso os patrões não ofereçam, até o dia 20, proposta menos indecorosa do que a atual (5% de reajuste com 15% de abono limitado a R$ 1.050). Nossa reivindicação é de um reajuste de 5,86% imediatamente, mais 3% de aumento, que poderiam ser divididos em três de 1%, e um abono de 30%. Dinheiro eles têm. Basta ver o grande aumento de faturamento com publicidade verificado em 2004.
A assembléia também aprovou, por unanimidade, entrar com pedido de dissídio coletivo contra o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, o sindicato patronal das TVs a cabo, que não reconhece os jornalistas como jornalistas, ou seja, até hoje não negocia a convenção coletiva com o nosso Sindicato.
As decisões foram tomadas por 90 jornalistas, que lotaram, como há muitos anos não se via, o auditório do Sindicato. Faltou cadeira. Mais até do que a conquista de um acordo bem melhor do que as propostas iniciais dos patrões, a campanha deste ano se destacou pela aparente tomada de consciência por parte dos jornalistas cariocas. As assembléias estiveram cheias. Sem união e mobilização, não há caminho para melhorar as condições de trabalho nas redações e a qualidade de vida dos jornalistas.
A assembléia foi encerrada com a festa de lançamento da nova logomarca do Sindicato, que está completando 70 anos de idade. A festa varou a madrugada. A logomarca foi criada pelo Hippertt, do jornal O Dia. Você pode conhecê-la agora no www.jornalistas.org.br
E atenção, jornalista de jornais ou revistas: a hora é agora. Foi significativa a presença dos profissionais da mídia impressa na assembléia de ontem, mas precisamos de mais mobilização. Debata o assunto com seus colegas, mobilize sua redação e venha lotar nosso auditório na assembléia que será convocada assim que tivermos uma resposta dos patrões.
Fortaleça seu sindicato. Não fique só. Fique sócio!
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
1 comentários:
Será q titio vai dar uma de joão-sem-braço? hehehe
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