728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    terça-feira, março 25

    Lista do balde

    Depois de um longo e tenebroso inverno, fui ao cinema. Antes que meus três leitores assíduos perguntem (não que isso os demova de comentar, claro!), não, não fui sozinha. Um pouco por falta de opção, outro tanto por causa do horário, paramos na sala 1 do Downtown, que passava Antes de partir, de Rob Reiner (de Conta comigo e Harry & Sally).

    Tudo bem, a crítica não foi lá tão favorável à produção. Tudo bem, geralmente eu cago pra crítica. Ainda bem, porque saí com uma ótima impressão do cinema — sobre a história, sobre a direção, sobre a interpretação primorosa dos atores e sobre a vida.

    Apesar de alguns momentos recheados de clichês — que, ainda acho, foram propositais; afinal, há algo mais clichê do que a própria vida?? —, de uma forma geral, roteiro e direção tratam o drama de forma diferente. Um prato cheio para Jack Nicholson, que divide o destaque nos créditos com Morgan Freeman.

    Chato é esse negócio de tradução do título. Originalmente, Antes de partir é The Bucket List. Literalmente, a lista do balde. Deve ter dado um certo trabalho para os tradutores brasileiros. Em inglês, fala-se, quando um sujeito morre repentinamente ou não, que 'chutou o balde'. A tal lista que os coroinhas fazem é a 'lista do balde', igualzinho ao título deste post.

    Por aqui, diz-se 'bater as botas'. Daí, a lista do balde original vira 'lista das botas'.

    Queria saber o motivo de terem escolhdo um nome tão sério para um filme tão diferente...
    ****
    Fiquei tocada com a tal lista. Faço, secretamente, duas listas a cada ano. Elas não têm nome; são listas, apenas. Uma referente à aquisição de bens materiais e a outra, puramente ideológica. Deus me livre 'esticar' antes de cumprir cada um dos itens... Não me obrigo a nada. Apenas me faz tão bem pôr idéias, objetivos, desejos, ideologias no papel.

    Nem chega a ser um planejamento. Deveria.

    Prometo aprimorar.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    1 comentários:

    zole disse... 20:11

    Vi o filme hoje e me deparei fazendo a minha lista de coisas para fazer antes de morrer.
    Lugares e pessoas.
    Grécia, Egito, Nova York.

    Mas sobretudo gostaria de rever as pessoas que há muito tempo não vejo.

    Item Reviewed: Lista do balde Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top