728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    quinta-feira, fevereiro 11

    Esquindô, esquindô!

    O folião malandro começou a se preparar para cair na folia há pelo menos um mês. Segundo especialistas, o ideal é que se concilie um cardápio mais saudável e um treino leve nesse período, pois apenas a dieta não é suficiente para dar pique e disposição para a maratona de blocos e afins. Isso porque as pessoas costumam testar os limites do corpo, como justificou a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp, ao site Minha Vida:

    "Não praticam exercícios o ano inteiro, mantêm uma dieta pouco variada e quando chega o carnaval, pulam feito malucos para aproveitar os dias de curtição. Não há organismo que resista. É preciso moderação antes, durante e depois da folia."

    É um perigo! Seguem alguns cuidados básicos para os próximos dias, segundo o Minha Vida:

    Antes: o folião que optar por estas modalidades deve ficar atento à hidratação do corpo e ao gasto calórico. Nestes dias, os foliões gastam muito mais calorias do que em dias normais. Por isso, devem aumentar a quantidade de carboidratos e proteínas ingeridas (eles garantem energia ao corpo), além de evitar gorduras e muito sal.

    Café da manhã: sucos e frutas. Pães integrais, queijo, peito de peru light e bolos.

    Almoço: o ideal é optar por massas, como macarrão e carnes grelhadas. Evite molhos, maioneses e tudo o que puder causar alguma irritação intestinal nas altas temperaturas.

    Durante a folia: nesta festa não tem medida mais eficaz: hidratar é o refrão. Com a transpiração em excesso, o folião acaba perdendo muitas vitaminas e sais minerais, correndo o risco de ficar desidratado. Usar a alimentação como fonte de reposição exige cuidados já que, no meio do agito e da multidão, fica difícil fazer uma refeição. Além disso, cair na pista logo na sequência pode causar desconforto.


    Opções para a tarde: invista em isotônicos que repõem o sódio, o potássio e as vitaminas perdidas; sucos de fruta e água, que hidratam. Mas se a fome bater, invista em uma barrinha de cereal ou uma fruta.Um pedaço de queijo vai bem, já que as proteínas ajudam a manter o pique e não são tão calóricas.

    Depois: quando a festa terminar, o melhor a fazer é voltar aos poucos ao ritmo normal. O certo é voltar à dieta equilibrada, que estava sendo seguida antes do carnaval. Além disso, é preciso repor os sais minerais e vitaminas com ingestão de água e sucos naturais.

    O que ingerir: frutas, verduras, sucos, água.

    O que deixar para trás depois da festa: isotônicos, já que o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, e diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na medida em que o gasto calórico diminui.

    A seguir, confira um exemplo de cardápio elaborado pela RG Nutri, sugerindo alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas de fácil digestão e boa hidratação para os dias de carnaval.

    Café-da-manhã:
    Iogurte com fruta
    Pão integral com queijo branco
    Suco de melancia

    Lanche da manhã:
    Água-de-coco

    Almoço:
    Macarrão ao sugo
    Frango grelhado
    Alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura e palmito de pupunha.
    Suco de uva
    1 Fruta

    Lanche:
    Leite desnatado batido com banana, morango e aveia

    Jantar:
    1 sanduíche de peito de peru e queijo branco
    Suco de melão
    Picolé de abacaxi


    Agora, quem não consegue ficar longe da birita de jeito nenhum, pode lançar mão de uma receitinha bem natureba para balancear a farra dos dias de folia:

    Suco anti-ressaca
    Ingredientes
    1 unidade média descascada de maçã
    ½ unidade descascada de cenoura
    1 talo pequeno de aipo (ou salção)
    Suco de 1 unidade de laranja

    Modo de preparo
    Pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador junto com o suco de laranja ou a água de coco. È recomendado que se tome até 3 copos por dia.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Esquindô, esquindô! Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top