728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    sexta-feira, julho 9

    Se joga!

    Amanhã é o Dia da Pizza!

    A massa, famosa pelas receitas italianas, surgiu, na verdade, no Egito, há mais de seis mil anos. Os egípcios inventaram uma massa assada de farinha, água e sal, o "pão de Abraão", que posteriormente seria incrementada com alguns condimentos. Milhares de anos depois, os italianos a incrementaram com tomate e era consumida dobrada ao meio, como se fosse um sanduíche.

    Sua popularização aconteceu, anos depois, com Dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita (achou familiar, o nome?!). Para agradar e inovar o cardápio, o padeiro resolveu adicionar à massa o recheio de mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana e batizou o sabor com o nome da rainha, Margherita.

    Outros padeiros começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho e peixes da região. A partir daí, outros povos foram turbinando a receita, que se popularizou pelo mundo inteiro e se transformou em uma mistura saborosa de sabores.

    A boa notícia é que, se consumida com moderação, não compromete a dieta, de acordo com a nutricionista da Unifesp Mariana de Novaes Oliveira.

    Uma vez por semana pode. Para tanto, há alguns sabores mais recomendados. A nutricionista orienta que se prefgira os sabores menos calóricos, à base de vegetais e frutas, que são mais fáceis de digerir. "Frutas e geleia, escarola, tomate seco e proteínas leves, como peito de peru, são mais saudáveis. Embora não sejam isentas de gordura, têm fibras e suas calorias são mais facilmente eliminadas pelo organismo", disse Mariana de Novaes Oliveira, acrescentando que, se possível, também se opte pelas massas integrais, ricas em fibras.

    Dicas para enfrentar o rodízio de pizza
    - Faça refeições leves antes do passeio, assim você chega a pizzaria com menos fome
    - Coma devagar! Geralmente comemos depressa e, com isso, não damos tempo hábil para que nosso cérebro receba a mensagem de que estamos satisfeitos
    - Prefira as pizzas com recheios menos calóricos: à base de vegetais e sem queijos gordurosos, como o catupiry ou fatias de queijo extra. "Isso irá ajudá-lo a ter mais saciedade, já que sua fatia de pizza vai conter um pouco mais de fibras do que as outras, o que irá interferir na quantidade de pizza a ser ingerida", sugere a nutricionista.

    Informações nutricionais
    Um pedaço de pizza normal (aproximadamente 140 gramas)

    Magras
    Pizza escarola: 290 Kcal
    Pizza champignon: 280 Kcal
    Pizza mussarela de búfalo com tomate seco e rúcula: 286 Kcal
    Pizza de geleia com frutas: 168 Kcal

    Gordas
    Pizza quatro queijos: 400 Kcal
    Pizza calabresa: 300 Kcal
    Pizza frango com catupiry: 370 Kcal
    Pizza Portuguesa : 423 Kcal
    Pizza de brigadeiro: 512 Kcal
    Pizza de frutas com sorvete: 330 Kcal


    Com informações do site Minha Vida
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Se joga! Rating: 5 Reviewed By: Débora Thomé
    Scroll to Top