728x90 AdSpace

  • Últimas Notícias

    Tecnologia do Blogger.
    quinta-feira, julho 28

    Locomotiva humana

    O segundo livro de corridas que li é fraco. Como literatura em si. Porque a história de Emil Zatopek é simplesmente espetacular. Um corredor batedor de recordes e autodidata. Corria feio, fazia caretas, não tinha treinador, equipe multidisciplinar e tudo o mais. E corria como um louco. Para ele, a corrida era solitária...
    "Assim como na corrida, as maiores batalhas da vida são travadas na solidão. E na vida, assim como nas corridas, o importante é o ato de participar, ainda que a ilusão da vitórias nos dê forças para continuar lutando "
    Emil Zatopek (1922-2000)
    Chamado de Locomotiva Humana, Zatopek é o único ser humano na história a vencer as provas de 5.000m, 10.000m e uma maratona na mesma Olimpíada em que estabeleceu dois novos recordes. Isso tudo, aos 30 anos de idade. Em sua carreira, bateu 20 recordes em distâncias variadas. Foi muito mais do que apenas um grande corredor. E o livro pouco mostra isso. Uma pena.


    O tcheco foi precursor de um dos treinos que mais amo fazer, os intervalados. Segundo o livro, ele gostava de sentir dor. Se não doesse, achava que não tinha treinado o suficiente. Temos isso em comum. Apenas não chego ao ponto de fazer tantas sequências de tiros até desmaiar na pista de corrida. Com ele era assim que funcionava. Queria ver até onde chegava, daquele jeito desengonçado, sem um ritmo frequente, balançando os braços e a cabeça, a fisionomia sempre expressando um esforço extremo. Uma delícia de se ver!

    Mas, muito embora sua técnica não fosse perfeita à primeira vista, quase desagradável de se ver, uma coisa feia mesmo, é impressionante como suas passadas são perfeitas. O ritmo podia ser variado, confundindo seus adversários, atrapalhando, até, mas a passada era uma beleza: certinha, econômica, firme e rápida, muito rápida. Dá pra reparar neste vídeo:

    Zatopek aterrisa com o meio do pé. É a tal forefoot landing, uma das técnicas mais modernas de corrida, que confere impulsão e economia de energia, ao mesmo tempo. Pisadas perfeitas. Vale prestar atenção.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comentários:

    Item Reviewed: Locomotiva humana Rating: 5 Reviewed By: Debora
    Scroll to Top